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quinta-feira, 3 de junho de 2010


A moda dos anos 80

A primeira metade da década se viu na transição entre os anos 70 e a nova décadas que estava começando. Já se podia realmente definir, em 1980, qual seriam os novos rumos da moda nos anos 80.

Até 1982 ainda tinha-se em moda os cabelos masculinos com costeletas, calças boca de sino e na música ainda restavam algumas bandas que tocavam Disco. Foi neste mesmo ano que os anos 80 se afirmaram e sua identidade ficou por aproximadamente 10 anos, alcançando os primeiros anos dos anos 90.
Com o boom das academias de ginástica e halterofilismo, as roupas se tornaram mais práticas, mais sintéticas e o prêt -à-porter (roupa casual) se tornou o grande ícone durante toda a década.
Para o trabalho, as mulheres usavam de tailleurs com ombreiras que faziam toda a torneação do corpo, fazendo com que os ombros dessem uma aparência forte e alinhada. Os homens utilizavam suspensórios e gravatas coloridas, expressando o modo de vida Yuppie em voga durante a década.
As roupas casuais se tornaram bastante diversificadas e únicas. Diferente dos anos 00 e 90, os anos 80 foram a década da individualidade, do "diferente e ousado" estar na moda. Para a ginástica aeróbica, as mulheres geralmente usavam polainas, meia-calça e collant coloridos.
O uso de faixas na cabeça virou febre desde o ano de 1981-82. Até mesmo quem não ia para a academia, acabava usando uma faixa para complementar o visual. Alguns dos famosos brasileiros que tinham a faixa na testa como marca registrada eram Cazuza e Xuxa.O uso de polainas se tornou também comum entre as meninas, usava-se mesmo como acessório casual e algo para complementar com cores as roupas.

A moda oitentista ostentava de muitas cores e quanto mais vibrantes e coloridas, melhor. Tons pastéis, cores cítricas, sapatos claros, sem meia, cabelos meio sem corte e óculos escuros enormes. Este foi o look principal dos homens que estavam na moda durante a década. Nos anos 80, ter o carro do ano sport e conversível, freqüentar campos de golfe e restaurantes da moda, ter o cartão mais sofisticado do seu grupo de amigos, e além de tudo, consumir tudo do bom e do melhor sem se preocupar na quantia gasta era o lema típico dos yuppies. Os yuppies eram jovens empresários, filhos da geração 60 e 70 que prosperaram através do exemplo de não "contra-cultura" da maioria dos pais e busca a felicidade através do consumismo.

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